quarta-feira, 11 de abril de 2018

Lagoa do Apodi atinge sua maior cota desde 2008




As chuvas registradas no município de Apodi elevaram o nível da Lagoa do Apodi, que atingiu seu maior nível desde 2008, o último ano que ela sangrou.

Desde o início da segunda-feira (11), o nível da água subiu em algumas comportas que ficam sobre o córrego do rio Apodi, que abastece a lagoa, e estão fechadas, com água estando acerca de 60 centímetros para atingir o nível máximo.

Esse sistema de comportas foi feito em 1998, no governo Geraldo Melo. O objetivo do então governador era aumentar o nível da lagoa com a finalidade de construir um projeto para irrigar a chapada com a água da lagoa. Isso antes da construção da barragem de Santa Cruz. Embora o projeto tenha fracassado, comportas foram úteis no sentido de aumentar e controlar a vazão da lagoa nos tempos das cheias que fica com capacidade superior a 20 milhões de metros cúbicos.

Consequentemente, se a água cobrir as comportas fechadas, todas as demais comportas que estão abertas já poderão ser fechadas e a água passará por cima. Com isso, a lagoa já terá atingido a sua capacidade máxima.

No período chuvoso de 2018, as chuvas vieram a aumentar de volume muito tardiamente na região somente a partir do final de março deste ano. A expectativa é que o volume de chuva registrado nos últimos dias possa continuar, para aumentar o nível dos reservatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário